O jogo Labirinto promove uma aprendizagem divertida e envolvente. Os estudantes podem aprimorar habilidades como foco, atenção e motricidade fina. Além da montagem, os participantes enfrentam o desafio de programar o controle dos servos motores utilizando o Arduino. Durante o processo de montagem e experimentação do jogo, podemos promover a aplicação de conceitos como geometria, física, lógica e matemática, além do desenvolvimento de habilidades como trabalho em equipe, criatividade, resolução de problemas e pensamento crítico. Essa abordagem prática promove uma compreensão mais profunda dos conceitos, estimulando o pensamento criativo e desenvolvendo habilidades essenciais para a vida, como gestão de tempo, autonomia e resiliência.
INCLUSO NO PACOTE:
✔ 1 Nano V3 Atmega 328 com Cabo USB Placa compatível com Arduino
✔ 2x Servo motor Sg90s 180 graus engrenagem Nylon;
✔ 1 Módulo Joystick Analógico para Arduino;
✔ 2 Baterias 14500 de 3,7v 1200mA Recarregável
✔ 1 Suporte para 2 baterias 14500 de 3,7v
✔ 1 Capacitor 16v 2200uF ou equivalente
✔ 1 Chave liga/desliga Kcd11-102
✔ 1 Esfera diâmetro 10 mm.
✔ 10x Fios jumper 20 cm M/F
✔ 1 Base A4 de papel holler 2 mm (Recortada em duas partes)
✔ 1 Parafuso M2,5x20mm c/ porcas
✔ 1 Parafuso M2,5x16mm c/ porcas
✔ 6 Arruelas p/ parafuso M3
✔ 1 Espaçador de Nylon M3 6mm
✔ 10 Palitos abaixador de língua
✔ 1 Metro de fio Awg26 (50cm preto e 50cm vermelho).
✔ PDF com adesivos/medidas.
📝 ESTÁ INCLUSO NESTE KIT O VÍDEO TUTORIAL DO PROJETO (PASSO A PASSO DA MONTAGEM). NO SEU PACOTE VOCÊ RECEBERÁ INSTRUÇÕES DE COMO ACESSAR ESSE CONTEÚDO ONLINE DE QUALQUER LUGAR E COMPUTADOR/SMARTPHONE COM ACESSO A INTERNET.
🎬 O protótipo precisa ser montado e para isso você vai precisar de alguns materiais reutilizáveis e ferramentas, tais como: pistola de cola quente; mini furadeira; tesoura, régua, caneta, alicates etc. (Recursos não inclusos no kit)
🌈 Esse kit faz 1 projeto (robô, carrinho ou protótipo), mais você pode reutilizar os componentes eletrônicos para outras ideias.
PÚBLICO
Estudantes acima de 10 anos, makers, professores ou educadores.
OBJETIVO GERAL
Promover a aprendizagem e o interesse dos estudantes pela cultura maker, favorecendo o desenvolvimento de habilidades e competências de uma forma criativa e divertida.
O design do labirinto requer pensamento lógico para assegurar que o percurso seja desafiador e coerente. Os alunos devem planejar a disposição das paredes de forma a criar um caminho lógico. Além da geometria, a matemática pode ser aplicada na contagem de pontos, no cálculo de probabilidades ou na formulação de regras que envolvam números.
Para tornar o labirinto visualmente atraente, os alunos podem explorar conceitos de design gráfico, como cores, contraste e legibilidade. Uma proposta adicional para tornar o jogo mais desafiador seria a incorporação de um circuito elétrico avançado com Arduino e programação, adicionando um joystick para intensificar a experiência do jogo.
CURIOSIDADES
Maker é uma palavra em inglês que significa criador(a). O movimento maker estimula qualquer pessoa criar, consertar e modificar objetos dos mais variados tipos, é a cultura do faça você mesmo DIY (Do It Yourself).
Somos uma empresa no ramo de tecnologia educacional, especializada na venda de kits didáticos para a construção de robôs, protótipos e experimentos que estimulam o desenvolvimento de competências e habilidades alinhadas com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular).
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