Através deste kit Arduino, criamos um mecanismo de alavanca com a adição de um circuito elétrico utilizando um microcontrolador presente na placa compatível com o Arduino Nano. Nosso objetivo específico é movimentar os olhos do robô animatrônico. Mas, afinal, o que é Animatrônico? Trata-se do rosto de um ser vivo animado, com movimentos nos olhos, boca, sobrancelhas, entre outros. A proposta visa promover o desenvolvimento de habilidades e competências por meio da montagem e programação desse experimento.
Embora saibamos que os olhos humanos podem se movimentar em todos os ângulos, a ideia deste experimento é movê-los apenas para a esquerda e direita. Como seria possível fazê-los movimentar-se em todos os ângulos? Será que é possível com apenas um motor, utilizando a mesma mecânica? E se adicionarmos uma câmera a este projeto para seguir com os olhos o objeto ou pessoa que passa à sua frente? São inúmeras dúvidas e possibilidades para aprimorar essa ideia! A verdade é que, com esse modelo, podemos estimular os estudantes na área de tecnologia e inovação.
INCLUSO NO PACOTE
✔ 1 Arduino Nano V3 Atmega168 Ch340g Sem Solda + Cabo
✔ 1 Micro Servo Motor 9g Sg90 para Arduino;
✔ 1 Chave gangorra liga/desliga 12v 3A;
✔ 1 Suporte para duas pilhas AA;
✔ 1 Metro de fios awg26 0,14mm;
✔ 3 Clipes de metal, sendo dois Nº 6/0 e um 3/0;
✔ 1 Vareta canudo plástico de pirulito diâm. 3mm;
✔ 1 Palito de picolé;
✔ Par de olhos de boneca com íris azuis;
✔ 3 Parafusos Máquina M2.5x20mm com porcas e arruelas;
✔ 1 Espaçador de nylon para M3 6mm;
✔ 1 Recorte de papelão paraná 2mm (120x160mm).
📝 Instruções de montagem do protótipo passo a passo.
ATENÇÃO!
🔎 O protótipo precisa ser montado, as ferramentas para montagem não estão incluídas neste pacote, são elas: pistola de cola quente com silicone; tesoura, régua e caneta escolar, caneta retroprojetor ponta média; retífica (furadeira com brocas de 2 e 3mm); serrinha; cola instantânea e alicates (decapador de fios e bico).
Nota! Super recomendo que os fios sejam soldados para evitar mau contato.
REQUISITO
✔ Essa atividade requer que o interessado possua conhecimentos básicos de circuitos elétricos simples e Arduino.
OBJETIVO GERAL
✔ Estimular a criatividade e o desenvolvimento de competências e habilidades.
PÚBLICO
✔ Estudantes (acima de 12 anos), educadores, hobbistas, makers ou profissionais da educação que tenham interesse na área de robótica educacional e cultura maker.
CURIOSIDADES
Maker é uma palavra em inglês que significa criador(a). O movimento maker estimula qualquer pessoa criar, consertar e modificar objetos dos mais variados tipos, é a cultura do faça você mesmo DIY (Do It Yourself).
O QUE É ARDUINO?
Arduino, é uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre e de placa única, projetada com um microcontrolador Atmel AVR com suporte de entrada/saída embutido, utiliza uma linguagem de programação padrão, a qual tem origem em Wiring, e é essencialmente C/C++.
"Uno" quer dizer um em italiano e é utilizado para marcar o lançamento do Arduino 1.0. O Uno e a versão 1.0 serão as versões de referência do Arduino, daqui para diante. O UNO é o mais recente de uma série de placas Arduino, e o modelo de referência para a plataforma Arduino. Para uma comparação com as versões prévias veja o índice de placas Arduino.
Somos uma empresa no ramo de tecnologia educacional, especializada na venda de kits didáticos para a construção de robôs, protótipos e experimentos que estimulam o desenvolvimento de competências e habilidades alinhadas com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular).
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade