As máquinas não substituem necessariamente os seres humanos, mas têm o propósito de assumir tarefas árduas, repetitivas e desgastantes, aliviando o esforço humano. Dessa forma, as pessoas podem direcionar seu tempo para atividades que demandam criatividade e habilidades sociais, características únicas de nossa espécie. Por exemplo, consideremos uma máquina de costura de roupas: em vez de gastar tempo cortando tecido, o que pode resultar em erros e desperdício, podemos dedicar esse tempo à criação de novos designs e conceitos de moda.
A Máquina REB18 pode nos auxiliar com outro propósito, tornando a aprendizagem dos estudantes mais envolvente e significativa. Esse "robô" foi desenvolvido com a utilização de materiais reutilizáveis e a inclusão de componentes eletrônicos, tais como microcontroladores, motores, fios e sensores. Trata-se de uma proposta educacional no campo da robótica e educação maker. Tem o propósito de estimular a aprendizagem e desenvolver conceitos multidisciplinares durante o processo de construção, observação e experimentação.
INCLUSO NO PACOTE
✔ 4 Motores 3-6V DC com Caixa de Redução 90º L com Rodas e Pneus;
✔ 1 Sensor Ultrassonico HC-SR05 com Suporte Skin;
✔ 1 Módulo LM2596 Regulador de Tensão Ajustável Step Down Conversor;
✔ 1 Conversor Nível Lógico Bidirecional I2c 5v P/ 3,3v Arduino;
✔ 1 Garra Robótica MDF com parafusos;
✔ 1 Micro Servo Motor 9g Sg90 180º Acessórios e engrenagem Nylon
✔ 2 Servos MG90 180º Acessórios e Engrenagem Metal
✔ 1 Servo Motor MG966 180º Engrenagem de Metal;
✔ 1 Placa ESP8266 Wemos D1 R2 com cabo USB compatível;
✔ 1 Drive de motor Ponte H L298N 6-24v com Jumper 5V;
✔ 1 Capacitor eletrolítico 2200uf 10v;
✔ 1 Suporte para duas baterias 18650 4.2V;
✔ 1 Placa Ilhada PCB para prototipagem de circuitos elétricos (40x20mm);
✔ 6 Metros de fios 26 Awg 0,14mm (2M vermelho, 2M preto e 2M amarelo);
✔ 40 Fios jumpers awg26 (20 M/F e 20 M/M);
✔ 1 Base recorte de papel holler 21 x 30cm;
✔ 42 Palitos abaixadores de língua;
✔ 6 Palitos abaixadores de língua;
✔ 1 Parafuso Máquina M2,5x10mm com porca e arruelas;
✔ 1 Polia de Nylon 17 mm;
✔ 1 Recorte 5 cm da vareta pega balão;
✔ 2 Clipes de metal Nº 3/0;
✔ 5 Abraçadeira plástica 20 cm;
✔ PDF com instruções para montar o robô, a configuração do aplicativo no celular e o Sketch utilizado no robô.
Obs. Enviaremos um modelo de garra já recortada e adaptada para instalar o servo e funcionar, conforme imagem na galeria do kit. Se desejar, você pode criar algum modelo de palitos.
ATENÇÃO!
📝 Não acompanha as duas baterias recarregáveis de boa qualidade e necessárias para funcionar a máquina.
FUNÇÃO DO ROBÔ
📝 Move-se em várias superfícies, agarrando objetos de diferentes tamanhos com sua garra controlada por celular. O projeto é piloto e pode ser aprimorado, incluindo uma placa com câmera e até aumentando seu tamanho. Esse tipo de robô é amplamente utilizado na segurança pública para desarmar bombas ou automatizar processos, pegando peças e transportando-as para outros locais.
PÚBLICO ALVO
✔ Estudantes do ensino fundamental II ou médio (13 anos ou mais), makers, hobbistas, professores e educadores interessados.
TEMA
✔ Robótica, Cultura Maker e Educação STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).
OBJETIVO GERAL
✔ Estimular o pensamento criativo e computacional dos estudantes ou interessados.
TIPO DE PROJETO
✔ STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).
IMPORTANTE!
É essencial que se tenha conhecimento básico de circuitos elétricos, IDE Arduino e noções básicas de programação C++.
A EDUCAÇÃO MAKER
É uma abordagem educacional que valoriza a aprendizagem prática, a criatividade e o empoderamento dos alunos em seu próprio processo de aprendizado. Ela se alinha com o conceito DIY ou "faça você mesmo" e oferece aos estudantes a oportunidade de adquirir uma ampla gama de habilidades úteis para a vida, à medida que se envolvem em projetos tangíveis e desafiantes. Esse movimento educacional é uma maneira inovadora de preparar os alunos para os desafios do mundo contemporâneo, incentivando o pensamento crítico, a resolução de problemas e a criatividade.
Com o avanço da tecnologia, a indústria e o comércio têm enfrentado uma grave escassez de trabalhadores capacitados para esse novo mercado de trabalho. Por isso, o desenvolvimento de novas competências e habilidades é fundamental, e os experimentos de robótica podem ser utilizados como recursos pedagógicos importantes para auxiliar na resolução desse desafio! A robótica estimula a criatividade, o pensamento computacional e outras habilidades, contribuindo para a solução de problemas. Os robôs podem auxiliar na realização de tarefas que, a médio e longo prazo, podem ser prejudiciais para os seres humanos, ou com o intuito de melhorar a produção ou processo de um novo produto.
O QUE É ARDUINO?
Arduino, é uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre e de placa única, projetada com um microcontrolador Atmel AVR com suporte de entrada/saída embutido, utiliza uma linguagem de programação padrão, a qual tem origem em Wiring, e é essencialmente C/C++.
"Uno" quer dizer um em italiano e é utilizado para marcar o lançamento do Arduino 1.0. O Uno e a versão 1.0 serão as versões de referência do Arduino, daqui para diante. O UNO é o mais recente de uma série de placas Arduino, e o modelo de referência para a plataforma Arduino. Para uma comparação com as versões prévias veja o índice de placas Arduino.
Somos uma empresa no ramo de tecnologia educacional, especializada na venda de kits didáticos para a construção de robôs, protótipos e experimentos que estimulam o desenvolvimento de competências e habilidades alinhadas com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular).
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