O projeto, intitulado Robô Escorpião, representa uma inovadora ferramenta para aprimorar o aprendizado em robótica educacional, proporcionando uma experiência envolvente e enriquecedora. O nome do projeto é uma referência criativa à máquina que possui esteiras, um braço e uma garra robótica controlados por meio de um aplicativo de celular.
Alinhado à educação STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática), o Robô Escorpião apresenta uma proposta de aprendizagem excepcional. Este projeto visa estimular não apenas o pensamento criativo e computacional, mas também promover o desenvolvimento de trabalhos multidisciplinares para estudantes do ensino fundamental II e ensino médio. Assim, ao integrar conceitos dessas áreas, o Robô Escorpião oferece uma abordagem abrangente e enriquecedora para o desenvolvimento educacional dos alunos.
INCLUSO NO PACOTE
✔ 1 Kit Braço Robótico em Acrílico com parafusos;
✔ 3 Micros Servos Motores Mg90s (Engrenagem metal);
✔ 1 Chassi Tanque com esteira modelo lagarta (Plataforma de robótica educacional);
✔ 1 Placa ESP8266 Wemos D1 Mini com cabo USB compatível;
✔ 1 Drive de motor Ponte H L298N Mini;
✔ 1 Capacitor eletrolítico 2200uf 16v;
✔ 1 Placa Ilhada PCB para prototipagem de circuitos elétricos (40x20mm);
✔ 3 Metros de fios 26 Awg 0,14mm (1M vermelho, 1M preto e 1M amarelo);
✔ 1 Base recorte de papel holler 12 x 20cm;
✔ 4 Palitos abaixadores de língua;
✔ 1 Parafuso Máquina M2,5x16mm com porca e arruelas;
✔ 1 Espaçador de Nylon 6mm para M3;
✔ 10 Fios jumpers M/M cabinho awg26;
✔ 1 Recorte 5 cm da vareta pega balão;
✔ PDF com instruções para montar o robô, a configuração do aplicativo no celular e o Sketch utilizado no robô.
ATENÇÃO! Este projeto utiliza o aplicativo Blynk. Ele pode ser usado gratuitamente por até 15 dias. Após esse período, você terá recursos limitados, mas pode obter acesso completo assinando um plano mensal por R$ 25,00 (Preço 2024).
O robô incorpora o microcontrolador ESP8266 na placa Wemos D1 Mini, um dispositivo de baixo custo com suporte à conexão Wi-Fi. Essa escolha torna-se especialmente relevante para projetos de Internet das Coisas (IoT) e outras aplicações que demandam conectividade sem fio. Ao integrar o Robô Escorpião em seu ambiente de aprendizado, os estudantes não apenas adquirem conhecimentos técnicos em robótica, mas também exploram conceitos fundamentais de ciências, matemática e engenharia, proporcionando uma experiência completa e significativa no campo da educação STEAM.
ATENÇÃO!
📝 Não acompanha as 4 pilhas alcalinas ou recarregáveis necessárias para funcionar o robô.
FUNÇÃO DO ROBÔ
✔O braço mecânico com garra permite pegar e mover objetos, controlado via celular. Ele também pode automatizar processos com uma programação personalizada. Você pode empilhar objetos, criar uma dinâmica para pegar um dado e movê-lo de um ponto a outro, ou até lançá-lo para ver quem obtém a maior pontuação, entre outras possibilidades. A esteira estilo tanque facilita o deslocamento do robô em terrenos irregulares.
PÚBLICO ALVO
✔ Estudantes do ensino fundamental II ou médio (13 a 17 anos), makers, hobbistas, professores e educadores interessados.
TEMA
✔ Robótica e Educação STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).
OBJETIVO GERAL
✔ Estimular o interesse e a criatividade dos estudantes pela área de tecnologia e inovação, contribuindo para aprendizagem.
TIPO DE PROJETO
✔ STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).
IMPORTANTE!
É essencial que se tenha conhecimento básico de circuitos elétricos, IDE Arduino e noções básicas de programação C++.
Somos uma empresa no ramo de tecnologia educacional, especializada na venda de kits didáticos para a construção de robôs, protótipos e experimentos que estimulam o desenvolvimento de competências e habilidades alinhadas com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular).
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade