A empilhadeira vai além de um simples kit de montagem; é uma ferramenta pedagógica inovadora, projetada para transformar o aprendizado em experiências práticas, interativas e alinhadas ao conceito STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). Ideal para projetos educacionais, olimpíadas de robótica, atividades acadêmicas ou trabalhos de conclusão de curso, ela combina mecânica, eletrônica e programação de forma integrada, promovendo a solução de problemas reais e estimulando a criatividade, o pensamento crítico e a autonomia dos estudantes.
INCLUSO NESSE KIT:
✔ 1 Placa compatível com Arduino Nano v3 (Microcontrolador);
✔ 1 Chassi de acrílico EP-3
✔ 1 Servo motor MG90D (360º)
✔ 2 Motores 6v Cx. Redução + Rodas
✔ 1 Ponte H L298N (6-24v)
✔ 1 Módulo bluetooth HC-06 ou 5
✔ 1 Mini chave switch (Liga/desliga)
✔ 20 Fios condutor jumper M/F e 5 unidades do M/M;
✔ 1 Metro de fio Awg 28 0,10 mm (Vermelho/Preto e Amarelo);
✔ 1 Suporte para 4 pilhas AA ou baterias 14500 de 3,7 a 4.2v
✔ 3 Abraçadeiras plástica 15 cm
✔2 Varetas de plástico (Usado em pirulito, branca ou transparente).
✔ 2 LEDs 5 mm branco 2v 20 mA
✔ 3 Resistores 4 faixas e 1/4W (Unid. 220R, 470R e 1K Ohms)
✔1 Buzzer ativo 5v;
✔ 1 Rodízio roda boba 25 mm;
✔ 8 Parafusos (2x Auto atarraxante c/ arruela, 2x M2,5x12 mm e 4x M2,5x16 mm).
ATENÇÃO!
🔋 Não acompanha pilhas ou baterias. Será necessário: 3 pilhas recarregáveis e 1 bateria 14500 de 3,7 ou 4,2 Volts.
PÚBLICO ALVO
✔ Estudantes do ensino fundamental II ou médio; educadores, makers ou alunos de engenharia e robótica.
Importante! No caso de menor de idade, sempre com a mediação de um adulto responsável. Esse projeto precisa ser montado e requer conhecimentos básicos de Arduíno, solda e circuitos elétricos.
TIPO DE PROJETO
✔ Robótica educacional e engenharia. Pode ser montado em casa ou na escola.
OBJETIVO
✔ Montar e programar uma empilhadeira funcional capaz de mover objetos com sua garra de um ponto A para um ponto B, promovendo o desenvolvimento do pensamento criativo e do protagonismo estudantil. O projeto busca integrar teoria e prática por meio da aplicação de conceitos matemáticos, lógica de programação e fundamentos de física, fortalecendo o pensamento computacional, a resolução de problemas, a tomada de decisões e o trabalho colaborativo em um ambiente de aprendizagem ativa, lúdica e significativa.
📝 NO SEU PACOTE VOCÊ RECEBERÁ INSTRUÇÕES DE COMO ACESSAR O TUTORIAL ONLINE DE QUALQUER LUGAR COM SEU COMPUTADOR/SMARTPHONE ATRAVÉS DA INTERNET.
O que é Arduino?
Arduino, é uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre e de placa única, projetada com um microcontrolador Atmel AVR com suporte de entrada/saída embutido, utiliza uma linguagem de programação padrão, a qual tem origem em Wiring, e é essencialmente C/C++.
"Uno" quer dizer um em italiano e é utilizado para marcar o lançamento do Arduino 1.0. O Uno e a versão 1.0 serão as versões de referência do Arduino, daqui para diante. O UNO é o mais recente de uma série de placas Arduino, e o modelo de referência para a plataforma Arduino. Para uma comparação com as versões prévias veja o índice de placas Arduino.
O termo "Nano" no Arduino Nano refere-se ao seu tamanho compacto. Ele é uma versão reduzida da plataforma Arduino, projetada para oferecer todas as funcionalidades básicas de uma placa Arduino em um formato menor, ideal para projetos onde o espaço é limitado. O Arduino Nano mede aproximadamente 18 x 45 mm, tornando-o significativamente menor que outras placas Arduino como o Uno ou Mega, sendo ideal para projetos compactos.
O que torna esse projeto único?
- Design Robusto e Inteligente: O chassi é construído com acrílico especial de alta resistência, cuidadosamente projetado para equilibrar leveza e durabilidade. As espessuras são otimizadas: 4 mm para a base e 3 mm para as demais peças, garantindo máxima eficiência em cada componente.
- Kit Completo: Inclui todos suportes, parafusos, porcas e peças essenciais para a montagem de caixas de redução. Além disso, proporciona suporte integrado para a aplicação do servo motor, permitindo personalizações e adaptações criativas.
- Aprendizagem Multidisciplinar: Ao trabalhar com esse projeto, os estudantes não apenas aplicam conceitos teóricos, mas também desenvolvem habilidades críticas como pensamento sistêmico, trabalho em equipe e inovação.
Por que é ideal para Educação STEAM?
Ela não apenas facilita o processo de ensino aprendizagem, mas pode inspirar outros projetos de robótica! Com um foco em atividades práticas, este kit ajuda a construir um aprendizado significativo, conectando as disciplinas de forma colaborativa. Professores e estudantes podem explorar as infinitas possibilidades de design e funcionalidade, enquanto desenvolvem competências para o mercado de trabalho do futuro.
Inove e eleve o aprendizado da sua instituição com a empilhadeira STEAM EP-3!
Somos uma empresa de tecnologia educacional especializada em kits didáticos para a construção de robôs e protótipos criativos. Nossos materiais estimulam competências e habilidades alinhadas à BNCC, promovendo uma aprendizagem prática, sustentável e significativa.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade