OBJETIVO / FUNÇÃO
Desenvolver, por meio da construção de uma lixeira automatizada com Arduino, sensores e materiais reutilizáveis, habilidades de raciocínio lógico, pensamento computacional, consciência ambiental e noções de mecânica e eletrônica, promovendo a aprendizagem interdisciplinar dos conceitos de matemática, ciências, física e sustentabilidade, de forma prática, colaborativa e alinhada à resolução de problemas reais do cotidiano. Ao detectar a aproximação de um objeto pelo sensor ou identificar uma vibração, a lixeira abre a tampa automaticamente.
INCLUSO NO KIT:
✔ 1 Placa Nano com Microcontrolador Atmega (Compatível com Arduino Nano)
✔ 1 Servo motor Sg90s 180º 4~6V DC
✔ 1 Suporte para duas pilhas AA ou baterias 14500 de 3,7V
✔ 1 Capacitor eletrolítico 16v 100uF
✔ 1 Protoboard 400 furos
✔ 1 Chave liga/desliga 12V 3A Tipo mini interruptor
✔ 2 Palitos de madeira (tipo abaixador de língua, artesanato)
✔ 1 Clipe de matel nº 8/0
✔ 6 Recorte papel holler 2 mm (16x21 cm)
✔ 1 Dobradiça porta cadeado 55 mm
✔ 10x Fios jumpers 20 cm (M/F e M/M)
✔ 1 Sensor ultrassonico HC-04
✔ 1 LED 5 mm verde 2V com resistor 220R
✔ 1 Metro de cabinho flexível Awg28 (50 cm vermelho e preto)
✔ 1 Módulo sensor Sw-420 (Vibração)
✔ Adesivos decorativos A4 Impresso (Rosto animado e dizeres)
📄 Acompanha vídeo tutorial, circuito elétrico e Sketch (Código C++) utilizado na programação.
ATENÇÃO!
🤖 O kit não acompanha ferramentas para montagem, tais como: alicates, cola quente, ferro de solda, óculos de proteção (EPI), etc. Também não estar incluso as 2 baterias 14500 de 3,7 V DC (Boa qualidade).
A Lixeira STEAM é um protótipo educacional de baixo custo, desenvolvido com estrutura de papelão e acionamento automático por sensores, utilizando Arduino e servomotor. Matemática: medições, proporções, ângulos, lógica de programação e resolução de problemas:
• Ciências e Física: funcionamento de sensores, princípios da eletricidade, movimento e força aplicada nos mecanismos;
• Engenharia e Mecânica: criação de alavancas, articulações e estrutura funcional com materiais acessíveis;
• Tecnologia: uso de microcontroladores (Arduino), programação de comportamentos automatizados e integração de componentes eletrônicos;
• Sustentabilidade: reaproveitamento de materiais (papelão e componentes recicláveis), incentivo à conscientização ambiental e ao descarte correto de resíduos.
Ao construir a Lixeira STEAM, os alunos desenvolvem o pensamento computacional, a criatividade, a autonomia, além de exercitarem a resolução de problemas reais com foco em soluções sustentáveis — tudo isso de forma prática e colaborativa.
PÚBLICO ALVO
✔ Estudantes do ensino fundamental II ou médio; educadores, makers ou alunos de engenharia e robótica.
Importante! No caso de menor de idade, sempre com a mediação de um adulto responsável. Esse projeto precisa ser montado e requer conhecimentos básicos de Arduíno, solda e circuitos elétricos.
TIPO DE PROJETO
✔ Robótica educacional e engenharia. Pode ser montado em casa ou na escola.
📝 NO SEU PACOTE VOCÊ RECEBERÁ INSTRUÇÕES DE COMO ACESSAR O TUTORIAL ONLINE DE QUALQUER LUGAR COM SEU COMPUTADOR/SMARTPHONE ATRAVÉS DA INTERNET.
Somos uma empresa de tecnologia educacional especializada em kits didáticos para a construção de robôs e protótipos criativos. Nossos materiais estimulam competências e habilidades alinhadas à BNCC, promovendo uma aprendizagem prática, sustentável e significativa.
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